DÚVIDAS FREQUENTES

O que é Consórcio?

Consórcio é a união de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinadas e, promovidas pela administradora.

Sua finalidade é propiciar a seus integrantes, de forma isonômica, a aquisição de bens ou serviços, por meio do autofinanciamento.

Cabe a administradora, a responsabilidade de gerir o grupo, de acordo com as regras do Banco Central.

O que posso adquirir?

Pelo sistema de consórcio é possível programar a compra de qualquer bem de fabricação nacional ou importado, ou ainda serviços.

É possível comprar: Veículos automotores, Embarcações, Aeronaves, Imóveis urbanos e rurais, realizar serviços nas áreas da saúde, educação, turismo, etc.

Consórcio tem juros?

Não. A administradora cobra uma pequena taxa de administração, usada para cobrir as despesas da operação, muito inferiores às taxas de financiamento.

O que é Assembleia?

É a reunião mensal de consorciados de um mesmo grupo para que sejam efetuadas ofertas de lances, comunicação de resultados de sorteios e acompanhamento do andamento do grupo.

O que faço para ser contemplado?

O cliente poderá ser contemplado por meio do sorteio ou lance vencedor na assembléia Ordinária de seu grupo.
A contemplação por sorteio poderá ocorrer por meio do globo esférico ou com base na extração da loteria federal.
As contemplações por lance será realizada com os lances ofertados secretamente, considerados em percentuais na assembléia ordinária, os lances vencedores serão os de maior percentuais. O número de cotas contemplas será de acordo com o saldo do grupo.

Quais são as modalidades de lance?

Lance Livre: Você oferta o percentual que desejar pagando o lance com recurso próprio, podendo embutir parte de acordo com a regra de seu grupo. 

Lance Fixo: Você oferta o percentual fixo determinado na regra do grupo.

Como proceder após a contemplação?

Após a contemplação, o cliente deverá nos comunicar para que sejam tomadas as devidas providências quanto à documentação necessária para liberação do crédito.

Em caso de contemplação por lance, em quanto tempo deve ocorrer o pagamento?

A cobertura do lances deve ocorrer em um prazo de 48 horas após a data da assembléia. O pagamento deve ser realizado via boleto, transferência eletrônica.

Existe tempo mínimo para utilização do crédito após a contemplação?

Não. Entretanto, é importante ressaltar que o crédito terá um rendimento de acordo com a taxa da poupança. Caso não seja retirado no encerramento a administradora fará o deposito na conta do cliente.

É possível utilizar a carta de crédito para quitar um financiamento?

Sim. De acordo com a Lei 11.795/08, o valor do crédito de um consórcio poderá ser utilizado na quitação de financiamento.
É possível utilizar o crédito para este fim assim que for contemplado, mas, somente se o valor for suficiente para a quitação total.

Qual o procedimento, quando o valor da carta de crédito for diferente do valor do bem de que deseja comprar?

Caso o valor do bem seja inferior ao crédito será possível utilizá-lo para quitar as parcelas a vencer na ordem inversa.
Caso o valor do bem desejado seja superior ao crédito, a administradora torna-se desobrigada de quitar a diferença, ficando esta situação, sob a responsabilidade do consorciado.

O que é a Autorização de Faturamento?

É um documento expedido pela administradora, por solicitação do contemplado, que permite a aquisição de bem ou conjunto de bens após a análise do credito.

Como efetuar o pagamento das parcelas ou emitir a segunda via do boleto?

O consorciado deverá estar atento às datas de vencimento de suas parcelas, que são indicadas no site da administradora no canal do consorciado. Caso não consiga devera entrar em contato com nossa empresa nos canais de atendimento.

É permitido realizar uma antecipação do pagamento das prestações?

Sim. Por meio dos canais de atendimento disponíveis, a qualquer momento o consorciado poderá antecipar o pagamento de quantas parcelas achar conveniente, de acordo com a regra de cada administradora. Obterá desconto em suas parcelas do seguro presta mista.

O que é Seguro de Quebra de Garantia?

Esse tipo de seguro garante que a arrecadação do grupo não seja prejudicada por eventuais inadimplências de consorciados contemplados. A seguradora paga pelos atrasados, o que permite a entrega dos bens normalmente ao grupo.
Permite ainda, uma maior flexibilidade na aprovação do cadastro após a contemplação.

O que fazer se houver atraso no pagamento das parcelas?

O cliente ainda não contemplado, se atrasar com suas parcelas, não participará dos sorteios até que regularize suas contribuições, podendo, ainda, ter sua cota cancelada se permanecer com três parcelas em atraso.

O vendedor disse que eu iria ser contemplado em um prazo específico.

Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante aos sorteios durante as assembleias, não há como assegurar um prazo fixo para a contemplação. A mesma ocorrerá dentro do prazo estipulado pelo grupo, e poderá aumentar suas chances em caso de oferta de lance na cota, que será sigiloso até o momento do sorteio. Portanto, não há como garantir se será ou não contemplada.

Cancelei meu consórcio, posso voltar a dar continuidade?

Quando uma cota está cancelada e o seu grupo apresenta disponibilidade de vaga, é possível reativar sua cota e continuar efetuando os pagamentos. Consequentemente será diluído as parcelas em atraso sobre as próximas a pagar. Por isso, é possível investir em seus sonhos, sem perder nenhum centavo do que já foi pago!

O consórcio tem reajuste?

As cotas de imóveis são reajustadas de acordo com o INCC (Índice Nacional de Construção Civil) uma vez ao ano.
Para as cotas de automóveis, o índice de reajuste é o IPCA ou IGPM, atualizado sempre de acordo com os valores de mercado uma vez ao ano.
Se a sua cota já estiver contemplada, o reajuste também ocorre, para que assim, os futuros contemplados possam receber o valor atualizado da compra.

Posso ganhar dinheiro com consórcio?

O Consórcio é um meio muito utilizado para quem quer investir pouco por mês, em um negócio seguro e rentável. Investir através do consórcio é mais lucrativo que outros fundos de investimento do mercado, pois nessa modalidade você não corre risco nenhum. Você aplica pouco dinheiro por mês e não depende de nenhuma variável para ter rentabilidade. Existem três formas de ganhar dinheiro fazendo cotas de consórcio:
Comprar a cota de consórcio e vender quando contemplada.

Cancelei o meu consórcio e agora vou receber os valores pagos apenas quando encerrar o grupo de consórcio

Não necessariamente. De acordo com a lei 11.795 publicada em fevereiro de 2009 pelo Banco Central, ao cancelar o seu consórcio, sua cota continua concorrendo normalmente aos sorteios mensais.
Assim que sorteada, em vez de receber o bem contratado, recebe os devidos valores.
Como as parcelas pagas anteriormente foram usadas para contemplar outras cotas nos respectivos meses, o valor investido não fica parado na cota, o que faz com que seja necessário aguardar o sorteio para receber estes valores. Essa medida de devolução foi adotada pelo Banco Central para tornar a devolução mais justa não só para os cancelados, mas também, a todos os integrantes do grupo de consórcio.

Posso utilizar o FGTS para compra de um Imóvel?

Sim. É possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas seguintes condições:

a) Como lance;
b) Como pagamento da diferença entre a carta de crédito e o imóvel adquirido;
c) Como quitação total da dívida do consórcio;
d) Como abatimento de até 80% do valor das parcelas mensais.

Obs: Deverão ser observadas as regras do Conselho Curador do FGTS.

Limite para a compra de cotas

Permanece limitando em 10%, a quantidade de cotas que um consorciado pode adquirir no mesmo grupo.

Todas as administradoras são iguais?

Perante o Banco Central e a regulamentação do setor, todos são iguais. O que diferencia uma administradora da outra é a qualidade na prestação de serviços, principalmente na contemplação.

Posso transferir minha cota?

Sim. Se o consorciado ainda não recebeu o bem, a transferência de direitos e obrigações será feita por um termo próprio. Se já retirou o bem, deverá ser feita a substituição da documentação de garantia. A operação sempre será feita com anuência da administradora.

Atua na prestação de serviços ao cliente e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para atendê-lo.

Fale conosco

(35) 3114-9882
(35) 98449-2525 

contato@crevalle.com.br

Rua Santa Catarina, n° 70,
2° andar - Sala 01 - Centro
Poços de Caldas - MG
CEP: 37701-015

Localização